O "Protocolo de Tabata" ... Um efetivo treino de 13 minutos para queimar gordura

Você já ouviu falar do "Protocolo Tabata"? Não é uma nova maneira de fazer cardio, mas raramente é discutido nos círculos de treinamento. É realmente muito ruim, porque eu acho que muitas pessoas poderiam se beneficiar imensamente em incorporá-lo em suas rotinas de treino.

Speed Skating Team

















(O japonês Speed Skating Team ... Uma força a ter em conta! Eles usaram o protocolo Tabata para aumentar seu desempenho durante anos)

Então qual é o protocolo Tabata?

O protocolo Tabata é uma rotina intervalada desenvolvido pelo treinador da equipe de patins no gelo de velocidade japonês. É nomeado após Izumi Tabata, Ph.D., que foi o ex-pesquisador do Japão, no National Institute of Fitness and Sports. Ele levou a sua equipe a rotina intervalada e realizou um estudo sobre a sua eficácia. Os resultados foram excelentes para dizer o mínimo.





Então, como é este intervalo rotina diferente?

Pegue isso... a rotina de intervalo é de seis a oito series dura 20 segundos de intervalo, com apenas 10 segundos de descanso entre cada! Toda a rotina leva apenas 3-4 minutos no total. A razão de eu colocar "13 minutos de treino para queimar  gordura" como o título  é inteligente para se aquecer durante 5 minutos e desquecimento por 5 minutos ... na realidade, parte do trabalho real do treino é apenas de 3 a 4 minutos.

Como algo na Terra em 3-4 minutos pode Queimar gordura corporal?

Este tipo de treinamento intenso intervalado de  curto prazo foi mostrado melhorar e acelerar seu metabolismo durante muitas horas após o treino  terminado. Você vai queimar muito mais calorias após o treino completo. O que eles também descobriram é que esta versão do treinamento intervalado é extremamente eficaz na queima de gordura sem comprometer o tecido muscular / massa muscular.


Esse treinamento intervalado não é fácil!

Não se engane em pensar que o Protocolo Tabata é fácil. Feito corretamente ...  dura 3 a 4 minutos. Foi relatado que muitos dos atletas tiveram que parar nos primeiros 6 intervalos nos primeiros treinos  Além de queimar gordura corporal, esta rotina melhora drasticamente tanto a sua capacidade aeróbica e anaeróbica ... e fazer de você um melhor atleta.

Que exercícios você pode incorporar no treino do protocolo Tabata ?

Isto é o que me excita mais sobre este método de treino aeróbico / cardio ... você tem uma tonelada de opções. Acho que o mais fácil seria uma bicicleta ergométrica, elíptico ou correr em uma pista. Não seria muito bom para a esteira, pois a esteira leva muito tempo para chegar até a velocidade máxima. Você pode usar qualquer peça de equipamento de cardio que permite que você alcance rapidamente o máximo esforço. Esta seria a rotina ideal de pular corda.

Esta é também uma grande rotina para torná-lo melhor em seu esporte

Um boxeador, você poderia bater o saco pesado por 20 segundos, seguido por 10 segundos de descanso. Um jogador de basquete pode saltar e tentar tocar o aro inúmeras vezes durante 20 segundos, seguido por 10 segundos de descanso. Um nadador poderia fazer um nado crawl, borboleta, etc ... Você escolhe. Este é realmente um bom método de alto nível para aumentar o desempenho atlético em muitos esportes.

Como você pode encaixar em seu treino com  exercícios

Esta é uma forma intensa de exercícios. Eu tentei cerca de 3-4 anos atrás, logo após o estudo que apareceu, meu treino estava uma bagunça! Enfim ... eu provavelmente vou  começar a fazê-lo novamente, duas vezes por semana, substituindo a o treinamento intenso pelo treinamento intervalado de alta intensidade .Obviamente, só incorporar isso em seu treino se ajusta-lo adequadamente. Se você der  uma chance ao protocolo Tabata , por favor, comente abaixo.

Nota: Todos os comentários são moderados agora, por isso pode levar até 6-8 horas antes de aparecer. Por favor, continuem a comentar ... porque eu adoro quando as pessoas compartilham suas experiências com alguns desses métodos!

11 comentários:

  1. Chamam tb de guerrilha cardio. Acho que foi o nome que deram ao tipo de exercício aerobico com a forma do protocolo tabata.

    Pra exercícios com pesos é muito eficiente, e já existe, mas na forma de dropsets e supersets.

    Eu penso em fazer, porém vão achar que eu sou louco quando fizer 13 minutos de treino intenso e sair da academia. Nem me importo tb huahuhauha

    ResponderExcluir
  2. falta bases + cientificas assisti alguns videos e tem pessoas obesas se submetendo a estress deste volume. com riscos desconhecidos...

    ResponderExcluir
  3. Olá Anonimo.

    Procure por artigos cientificos que você irá encontrar.

    Gostaria de ver pessoas obesas se submetendo ao protocolo tabata. voce tem o link para nos mandar?

    Anônimo, pense em quantas pessoas obesas estão querendo correr e o volume, ou quantos professores dizem para ficar na esteira.?

    Compare este volume ao tabsta.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. impossivel submeter uma pessoa sedentaria a esse tipo de treinamento ! altamente perigoso! uma porque o esforço é desconudal e a pessoa não está acostumada, e outra pelo esforço cardiovascular, se essa pessoa apresentar alguma cardiopatia, pode até mesmo provocar um incidente! Além disso, a pessoa pode desistir logo de cara tamanho o sofrimento e outra porque na realidade esse tipo de treinamento só é eficaz em quem já tem um bom nivel de condicionamento. O nome desse efeito é o efeito EPOC, dado que realmente o metabolismo permanece mais acelerado após o treinamento intenso, mas é somente para pessoas bem condicionadas que esse efeito é real.
    Portanto, não serve para todos ese tipo de treinamento..

    ResponderExcluir
  5. Otimo Gisele!

    Assim como nada dura para sempre, e nao existe formulas magicas. Como um amigo disse uma vez: " tudo funciona por 4 semanas!"

    ResponderExcluir
  6. Eu treino a algum tempo. Tive que operar o joelho por causa de um ligamento que rombi em um buraco e fiquei parado 2 anos sem fazer exercicio. Voltei fazendo tabata e correndo, 3x por semana(falta tempo e faço exercicio no horario que sobre, seja qual for).
    Corria de 15 a 20min lentamente para aquecer e depois fazia 4 sessões de tabatá, 1-abdominal, 2-agachamento, 3-socos no ar, 4-step(subir e descer alteranando as pernas). Consegui reduzir o meu peso em 6kg, sem parar de comer e fui a um passeio de bicicleta de 30Km e nem senti. Para mim realmente faz efeito. Antes de fazer fui a um médico para ver se estava tudo bem para voltarv a fazer exercicios.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal,

    Me chamo Guilherme e pratico ciclismo de longa distância. Inicie o Tabata a 8 meses. No início tentei com o esforço máximo e só consegui completar 4 das 8 vezes. Depois diminui a intensidade pra 90% dos batimentos e consegui completá-las. Hoje tenho feito 2 Tabatas/semana e tenho terminado-os bem. Minha frequência cardíaca melhorou muito e me sinto mais disposto nas arrancadas.

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma adaptação do protocolo de Tabata na Water Bike, estou tendo ótimos resultados...Valeu

    ResponderExcluir
  9. Tenho 58 anos, e tenho praticado o método Tabata por 4 meses, é incrível, perdi mais de 23 kilos de gordura, pratico todos os dias, minha resistência aumentou muito, antes andava uma hora, corria uma hora, e não via quase resultados algum.
    dr. luiz
    advogado

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Muito bom não conhecia esse método. Posso fazer todos os dias? busco resistência, condicionamento físico,preciso estra excelente para um curso no qual terei que fazer muito esforço fisico.

    ResponderExcluir
  11. Oi, pessoal,eu me chamo Joseane e gostaria muito de praticar o treino tabata ,mas tambm quero sugestões de qual seria o melhor treino p uma pessoa sedentaria como eu...Obrigada aguardo uma resposta

    ResponderExcluir

 

Copyright © 2009 Dicas do Fitness All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes